Gestão de desempenho: Tudo o que você precisa saber!
A gestão de desempenho tem papel fundamental na atuação do RH, sendo uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas para promover o talento entre seus colaboradores.
Seu objetivo é melhorar os resultados da equipe, motivar os funcionários e aprimorar seu conjunto de competências.
A importância da gestão de desempenho, portanto, se dá pela possibilidade de identificar o talento do colaborador, melhorar a comunicação interna da organização e o desenvolvimento da equipe, contribuindo para uma formação constante e estabelecendo metas e objetivos.
Navegação
O que é gestão de desempenho?
A gestão de desempenho busca o alinhamento da performance dos funcionários com as metas a serem alcançadas pela empresa. Através dela, é possível fazer uma leitura geral dos objetivos e dos recursos que a companhia dispõe no momento.
O principal foco da gestão de desempenho é a melhoria dos resultados por meio de aprendizagem e do desenvolvimento individual.
Além disso, a gestão propõe um monitoramento das atividades da empresa de forma contínua. Dessa forma, é possível que as tomadas de decisão dos colaboradores sejam tomadas com mais embasamento e agilidade. A partir daí, fica mais fácil definir objetivos e alcançá-los com eficiência e eficácia, assim como reduzir custos e elevar a lucratividade.
Para assegurar a qualidade e o aprimoramento contínuo dos processos, é preciso embasar a gestão em cinco aspectos: avaliação, monitoramento, controle, planejamento e melhoria.
Dentro disso, o RH pode desenvolver atividades que contribuam para os bons resultados individuais dos colaboradores, como:
- Delimitar as funções;
- Oferecer suporte e feedback aos profissionais;
- Determinar objetivos claros;
- Executar a análise de desempenho;
- Capacitar os colaboradores para diferentes competências.
Por sua vez, o colaborador também precisa suprir às necessidades do grupo. Para isso, é indicado que se siga as quatro etapas indicadas a seguir:
- Compreender as expectativas da organização, bem como os objetivos e metas delineados;
- Comprovar que atendeu ao que era esperado;
- Corrigir falhas;
- Planejar a capacitação para ultrapassar os obstáculos.
Portanto, ter a estratégia de gestão de desempenho bem definida e ativa na organização impacta desde o processo de recrutamento e plano de carreira até o gerenciamento de benefícios e recompensas.
Com a aplicação das melhores estratégias, o profissional tende a ficar mais motivado e a empresa tem mais facilidade na retenção de talentos.
Como funciona a gestão de desempenho?
A gestão de desempenho existe para que seja possível aprimorar os processos de uma empresa e o desempenho individual dos funcionários.
Essa melhoria individual é a chave para a melhoria coletiva!
Se os funcionários sentem que seus gestores estão interessados no seu trabalho e se preocupam com seus objetivos, se tornam mais abertos, produtivos e dispostos a desempenhar suas tarefas da melhor maneira.
Dimensões do desempenho
O desempenho individual pode ser dividido em duas dimensões:
Comportamentos (Behaviors)
Os comportamentos (meios) se relacionam às habilidades dos colaboradores e às ferramentas que eles utilizam para alcançar seus resultados.
Nessa dimensão, são analisadas as competências, sejam elas técnicas ou comportamentais.
Resultados (Outcomes)
Os resultados (fins) se referem ao que o colaborador entrega e às suas metas.
Nessa dimensão, se avalia a responsabilidade do funcionário e a qualidade das tarefas feitas por cada um da equipe, tendo alcançado as metas estabelecidas ou não.
Outra forma de entender melhor a diferença entre comportamentos e resultados é fazer a seguinte associação: resultados são “o que” a pessoa realizou, já os comportamentos são “como” a pessoa realizou esses resultados.
Importância da gestão do desempenho
A gestão de desempenho está diretamente ligada aos resultados da empresa.
Esse processo pode ser adotado com a finalidade de alinhar as expectativas dos colaboradores com as da organização e potencializar o desempenho da equipe. Por isso, é fundamental a aplicação das estratégias certas, feitas para fortalecer aspectos cruciais no ambiente organizacional interno, como:
- Auxiliar na tomada de decisão e na gestão de pessoas;
- Identificar profissionais com potencial para funções de maior responsabilidade;
- Estabelecer critérios para treinamentos e desenvolvimentos;
- Conceder promoções ou realocações de cargos;
- Medir a realização dos objetivos estratégicos.
Como fazer gestão de desempenho?
A cultura organizacional de cada empresa pode desenhar essa estratégia da maneira que preferir. Porém, de forma geral, a gestão de desempenho acontece em quatro etapas. São elas:
1) Planejamento
É importante alinhar a expectativa entre o gestor, empresa e colaborador. A partir daí, cria-se um plano de desenvolvimento individual e coletivo.
Desse modo, a comunicação deve ser assertiva, para que não haja dúvidas sobre a estratégia traçada.
2) Execução
Nessa etapa, é colocado em prática todo o planejamento.
Para os colaboradores, ocorre o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos e a solicitação de feedbacks ou treinamentos. Para os gestores, a elaboração de condições favoráveis e motivadoras para o melhor desempenho da cooperação.
3) Avaliação
As avaliações devem ser feitas periodicamente, a fim de mensurar o desempenho dos funcionários e verificar o andamento de cada meta.
4) Feedback
Nessa última fase, ocorre a revisão da estratégia e a devolutiva de todo o processo.
Esse é o famoso feedback, uma reunião entre líder e liderado para discutir questões como resultados, plano de desenvolvimento ou alguma tomada de decisão.
Avalie os resultados de sua gestão de desempenho
Já pensou descobrir o que os seus clientes acham da sua empresa?
Imagine entender a percepção dos consumidores a respeito de sua firma, a fim de analisar se seus investimentos e melhorias estão sendo realmente efetivos.
Isso tudo é possível através da avaliação por cliente oculto!
Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!
Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!
Deixe um comentário