Pesquisa de mercado
Tomada de decisão baseada em dados. Sem achismos.
Tipos de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado é um termo amplo que abrange diversas técnicas para avaliar situações e chegar a objetivos específicos.
As ferramentas podem ser utilizadas em conjunto ou individualmente, de acordo com o seus objetivos.
Avaliação de ponto comercial
A avaliação de um ponto comercial trabalha com a contagem de pessoas e carros que residem e passam pelo local, segmenta o perfil dos consumidores através das características socioeconômicas, identifica e caracteriza os concorrentes diretos e indiretos.
A avaliação de um ponto é uma combinação de dados primários e secundários
Market share e tamanho do mercado
O market share de um setor mostra a participação de cada competidor no total de negócios realizados. É um dado importante para a definição de estratégias comerciais e para a precificação de produtos e serviços.
As informações de market share podem ser obtidas através de dados primários e secundários.
Validação de produto e precificação
Antes de levar um novo produto ou serviço ao mercado, é importante compreender qual a percepção do público alvo em relação às principais características e a estratégia de precificação adotada.
As técnicas empregadas são de base qualitativa e quantitativa.
Conhecimento e percepção de marca
A imagem que uma marca passa ao seu público alvo é fundamental para definir a relação de consumo, especialmente nos tickets médios mais elevados.
Compreender o posicionamento de cada concorrente oferece oportunidades únicas para alinhar a comunicação com os anseios do consumidor e o zeitgeist.
Levantamento de dados oficiais e desk research
Em diversos casos, é possível tomar decisões acertadas através de dados oficiais, levantamentos realizados por associações setoriais e análises de dados internos.
Portanto, nem toda pesquisa de mercado necessita de dados primários da coleta de dados primários.
Viabilidade comercial
A viabilidade comercial é o conjunto de diversas ferramentas de pesquisa de mercado, estruturadas de forma a responder todas perguntas pertinentes à viabilidade de um negócio.
Considera dados qualitativos e quantitativos, de origem primária ou secundária. É o produto mais completo na pesquisa de mercado.
Formas de aplicação
Nosso processo de pesquisa
Contato inicial
Conversamos sobre a sua necessidade, os principais desafios e oportunidades políticas
Elaboração do questionário preliminar
Montamos o questionário com as perguntas mais pertinentes à sua realidade.
O questionário é sempre montado em conjunto e não há limite de alterações ou revisões.
Pré-teste do questionário
Após a montagem do questionário preliminar, realizamos o pré-teste, uma aplicação em um pequeno grupo para verificar o tempo de aplicação, se o entrevistado consegue compreender de forma clara as perguntas, a ordenação das perguntas e se falta alguma pergunta opção de resposta.
Coleta dos dados
Nossa equipe vai a campo realizar a entrevistas.
Todo o processo é supervisionado através de coordenação de campo e da equipe de qualidade no escritório.
Análise dos dados
Os dados são processados pela nossa equipe de analistas.
Todas as informações são estratificadas pelas principais variáveis socioeconômicas e regiões geográficas. Sempre complementamos a análise com mapas e gráficos especiais.
Apresentação dos resultados
Pronto!
Hora de transformar as informações da pesquisa em ações concretas e resultados. Nossa equipe sempre está disponível para discutir os dados quantas vezes foram necessárias.
Controle de qualidade e segurança dos dados
Treinamento para aplicadores
Todos os aplicadores do Instituto OPUS passam por treinamento completo sobre a execução das pesquisas eleitorais, incluindo noções de metodologia de pesquisa e planejamento amostral.
Coordenação de campo
Os aplicadores sempre contam com a supervisão de um coordenador de campo com ampla experiência na coleta de dados primários.
Aplicação com tablets
Todas as entrevistas são realizadas com auxílio de tablets. A adoção dos equipamentos garante a perfeita execução do questionário de pesquisa e promove agilidade na entrega dos resultados, uma vez que o banco de dados fica disponível para análise imediatamente após o término da aplicação.
Gravação silenciosa
Durante a execução das entrevistas, o sistema de aplicação realiza uma gravação silenciosa.
O áudio é utilizado para verificar se houve algum erro de leitura ou de marcação na aplicação do questionário, assim como mensurar o tempo de cada coleta.
Coleta de geolocalização
Ao término de cada entrevista, o sistema faz a coleta automática das coordenadas do local onde foi realizada a aplicação.
Este dado é utilizado para verificar a distribuição geográfica das entrevistas e a adequação ao plano amostral.
Checagem em tempo real
Todas as informações coletadas durante as entrevistas, como as perguntas, respostas, áudios e coordenadas geográficas são transmitidas em tempo real através da rede 4G para a sede do Instituto OPUS
Para cada pesquisa, é designado um checador, que verifica todas as informações recebidas para garantir a qualidade da pesquisa eleitoral e a adequação ao plano amostral.
Registro no Conselho de Estatística
Em cumprimento ao decreto federal Nº 80.404/77, à resolução CONFE Nº 87/1977 e à lei federal Nº 6.839/1980, o Instituto OPUS está registrado no Conselho Regional de Estatística da 6ª região (CONRE6) sob o número 8.388.
Acordo de cooperação técnica com a UFV
Em 12 de dezembro de 2019, o Instituto OPUS e a Reitoria da Universidade Federal de Viçosa assinaram um termo de cooperação técnica para desenvolvimento de projetos e ações de pesquisa e treinamento.
Criptografia
Os dados brutos coletados para a pesquisa eleitoral, as análises e relatórios são armazenadas com criptografia client-side AES e chave de 256 bits.
Lei Geral de Proteção de Dados
Todos as pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto OPUS estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018).